Deus é louvado na memória da Sua Santidade: Alegrai-vos, ó justos, no SENHOR, e daí louvores à memória da Sua Santidade (Sl 97.12). Cantai ao SENHOR, vós que sois Seus santos, e celebrai a memória da Sua Santidade (Sl 30.4).
Deus é louvado no esplendor de Sua Santidade: Depois de consultar o povo, Josafá nomeou alguns homens para cantarem ao SENHOR e o louvarem pelo Esplendor de Sua Santidade, indo à frente do exército, cantando (II Cr 20.21 - NVI).
Deus é adorado na beleza de Sua Santidade (Sl 96.9).
Deus fala na Sua Santidade: Deus falou na Sua Santidade; eu me regozijarei, repartirei a Siquém e medirei o vale de Sucote (Sl 60.6).
O Caminho de Deus é de Santidade: O Teu Caminho, ó Deus, é de Santidade. Que deus é tão Grande como o nosso Deus? (Sl 77.13 - ARA).
Deus jura pela Sua Santidade: Uma vez jurei pela minha Santidade que não mentirei a Davi (Sl 89.35).
O povo de Deus, ornamentado de Santidade, tornar-se-á voluntário no dia do poder do SENHOR (Sl 110.3).
Deus mesmo coloca em distinção esta perfeição (Sl 89.35). Deus jura pela Sua Santidade porque esta é uma expressão do Seu Ser, expressão mais completa que qualquer outra coisa.
Pode-se dizer que este atributo é transcendental e que, por assim dizer, permeia os demais e lhes dá brilho. É o Atributo dos Atributos.
Deus é com mais freqüência intitulado Santo do que Onipotente, e é mais exposto por esta parte da Sua Dignidade do que por qualquer outra.
Visto que esta excelência parece se colocar acima de todas as outras Perfeições de Deus, assim ela constitui a Glória destas Perfeições; como é a Glória da Deidade, assim é a Glória de cada uma das Perfeições da Deidade; como o Poder de Deus é a energia das Suas Perfeições, a Sua Santidade é a Beleza delas; como todas seriam fracas sem a Onipotência Divina para sustentá-Las, seriam todas desgraciosas sem a Santidade para adorná-Las. Se esta se maculasse, todas as demais perderiam a Sua honra; seriam como se o sol perdesse a sua luz – no mesmo instante perderia seu calor, seu poder, sua virtude geradora e vivificante.
Com isso não estou afirmando que, o Atributo Santidade de Deus é maior do que os outros, mas que é o atributo que adorna todos os demais.
Tirado da Apostila: Santidade: A Estética de Deus (no prelo). Pr. Ivan Teixeira
Soli Deo Gloria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário