Discípulos de Cristo Jesus

Vivendo Para a Glória de Deus!

A vida cristã deve ser vivida para a glória de Deus somente. Em tudo o que nos empenhamos e fazemos devemos procurar a glória de Deus. Paulo chegou a dizer que até mesmo as coisas mais curriqueiras da vida como o beber e o comer devem ser feitos para a glória de Deus (1Co 10.31).

Nenhum de nós viveremos na plenitude se não vivermos voltados para a glória de Deus. Pois, a plenitude da vida está em viver para a glória de Deus. A glória de Deus produzirá a verdadeira vida plena de satisfação em Deus.

O pastor e escritor John Piper foi feliz quando afirmou que Deus é mais glorificado em nós quanto mais nos alegramos Nele. A glória de Deus e nossa alegria são faces de uma mesma moeda. Quando procuramos verdadeira satisfação vislumbramos e refletiremos a glória de Deus. Pois, a verdadeira alegria resulta na contemplação apaixonada do único ser no universo que tem toda a glória e beleza. A contemplação da beleza de Deus nos deixa encantados e sobressaltados ante inenarrável resplendor.

O Breve Catecismo de Westminster indaga: Qual o fim principal de todo o homem? Ele mesmo responde: O fim principal de todo homem é glorificar a Deus e se alegrar Nele para sempre.

A nossa alegria e a glória de Deus é o propósito de Deus para nossas vidas e o alvo da vida cristã. Toda a plenitude da vida cristã se resume na contemplação do Ser eterno de Deus na Pessoa maravilhosa de Cristo Jesus pela obra persuadora e renovadora do Espírito Santo.

Soli Deo Gloria!

quarta-feira, novembro 02, 2005

Santidade de Deus

A Santidade é a excelência propriamente dita da Natureza Divina: O Grande Deus é “...glorificado em Santidade”. Em Hc 1.13ª nos diz: Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar.
Deus é louvado na memória da Sua Santidade: Alegrai-vos, ó justos, no SENHOR, e daí louvores à memória da Sua Santidade (Sl 97.12). Cantai ao SENHOR, vós que sois Seus santos, e celebrai a memória da Sua Santidade (Sl 30.4).
Deus é louvado no esplendor de Sua Santidade: Depois de consultar o povo, Josafá nomeou alguns homens para cantarem ao SENHOR e o louvarem pelo Esplendor de Sua Santidade, indo à frente do exército, cantando (II Cr 20.21 - NVI).
Deus é adorado na beleza de Sua Santidade (Sl 96.9).
Deus fala na Sua Santidade: Deus falou na Sua Santidade; eu me regozijarei, repartirei a Siquém e medirei o vale de Sucote (Sl 60.6).
O Caminho de Deus é de Santidade: O Teu Caminho, ó Deus, é de Santidade. Que deus é tão Grande como o nosso Deus? (Sl 77.13 - ARA).
Deus jura pela Sua Santidade: Uma vez jurei pela minha Santidade que não mentirei a Davi (Sl 89.35).
O povo de Deus, ornamentado de Santidade, tornar-se-á voluntário no dia do poder do SENHOR (Sl 110.3).
Deus mesmo coloca em distinção esta perfeição (Sl 89.35). Deus jura pela Sua Santidade porque esta é uma expressão do Seu Ser, expressão mais completa que qualquer outra coisa.
Pode-se dizer que este atributo é transcendental e que, por assim dizer, permeia os demais e lhes dá brilho. É o Atributo dos Atributos.
Deus é com mais freqüência intitulado Santo do que Onipotente, e é mais exposto por esta parte da Sua Dignidade do que por qualquer outra.
Visto que esta excelência parece se colocar acima de todas as outras Perfeições de Deus, assim ela constitui a Glória destas Perfeições; como é a Glória da Deidade, assim é a Glória de cada uma das Perfeições da Deidade; como o Poder de Deus é a energia das Suas Perfeições, a Sua Santidade é a Beleza delas; como todas seriam fracas sem a Onipotência Divina para sustentá-Las, seriam todas desgraciosas sem a Santidade para adorná-Las. Se esta se maculasse, todas as demais perderiam a Sua honra; seriam como se o sol perdesse a sua luz – no mesmo instante perderia seu calor, seu poder, sua virtude geradora e vivificante.
Com isso não estou afirmando que, o Atributo Santidade de Deus é maior do que os outros, mas que é o atributo que adorna todos os demais.

Tirado da Apostila: Santidade: A Estética de Deus (no prelo). Pr. Ivan Teixeira

Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário: