Discípulos de Cristo Jesus

Vivendo Para a Glória de Deus!

A vida cristã deve ser vivida para a glória de Deus somente. Em tudo o que nos empenhamos e fazemos devemos procurar a glória de Deus. Paulo chegou a dizer que até mesmo as coisas mais curriqueiras da vida como o beber e o comer devem ser feitos para a glória de Deus (1Co 10.31).

Nenhum de nós viveremos na plenitude se não vivermos voltados para a glória de Deus. Pois, a plenitude da vida está em viver para a glória de Deus. A glória de Deus produzirá a verdadeira vida plena de satisfação em Deus.

O pastor e escritor John Piper foi feliz quando afirmou que Deus é mais glorificado em nós quanto mais nos alegramos Nele. A glória de Deus e nossa alegria são faces de uma mesma moeda. Quando procuramos verdadeira satisfação vislumbramos e refletiremos a glória de Deus. Pois, a verdadeira alegria resulta na contemplação apaixonada do único ser no universo que tem toda a glória e beleza. A contemplação da beleza de Deus nos deixa encantados e sobressaltados ante inenarrável resplendor.

O Breve Catecismo de Westminster indaga: Qual o fim principal de todo o homem? Ele mesmo responde: O fim principal de todo homem é glorificar a Deus e se alegrar Nele para sempre.

A nossa alegria e a glória de Deus é o propósito de Deus para nossas vidas e o alvo da vida cristã. Toda a plenitude da vida cristã se resume na contemplação do Ser eterno de Deus na Pessoa maravilhosa de Cristo Jesus pela obra persuadora e renovadora do Espírito Santo.

Soli Deo Gloria!

quarta-feira, novembro 02, 2005

Guarda o Que Tens

Leitura Seleta: Ap 3.11b
I. CLASSES DE COROAS ANTIGAS.
a) A Corona Triumphalis – era feita de folhas de louro e servia para coroar os generais triunfantes.
b) A Corona Obsidionalis – era conferida aos generais que tivessem salvo o seu exército do cerco ou da rendição vergonhosa.
c) A Corona Myrtea ou Corona Ovalis – era feita de louro, de folhas lustrosas e espessas, que era outorgada a generais que celebrassem triunfos militares de maior ou menor envergadura.
d) A Dourada Corona Muralis – fixada como ornamento, era conferida aos líderes militares que atacassem alguma muralha.
e) A Corona Castrensis ou Valaris – feita de ouro, era dada ao primeiro soldado que escalasse o terrapleno do acampamento inimigo.
Nota: Nas competições atléticas, a Coroa de Louro era usada como prêmio.

II. QUEM USAVA COROAS NO A. T.
a) O Sumo Sacerdote (Ex 39.30). Fizeram também, de ouro puro, a lâmina da Coroa de Santidade, e nela escreveram o escrito como de gravura de selo: SANTIDADE AO SENHOR (Cf. Lv 10.3).
b) Os Reis (Sl 21.3). Pois vais ao seu encontro com as bênçãos de Bondade; põe na sua cabeça uma Coroa de ouro fino. O rei é coroado por Decreto Divino.
c) Homens Honrados (Jó 19.9). Da minha honra me despojou; e tirou-me a Coroa da minha cabeça.

III. TIPOS DE COROAS NO N. T.
a) A Coroa Incorruptível (I Co 9.25). Dada para aqueles que terminarem a corrida da Fé.
E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma Coroa corruptível; nós, porém, Incorruptível.
b) A Coroa da Justiça (II Tm 4.8). Para aqueles que amam a Vinda do Senhor, ou seja, vivem de forma piedosa, preparados para o Arrebatamento.
Desde agora, a Coroa da Justiça me está guardada, a qual o Senhor Justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a Sua Vinda.
c) A Coroa da Vida (Tg 1.12). Dada para os que permanecem em meio às provações.
Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a Coroa da Vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam (Jo 14.23-24).
d) A Coroa da Glória (I Pe 5.4). Dada para os pastores fieis e para os ganhadores de almas.
E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a imarcescível Coroa de Glória.
I Ts 2.19 – Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou Coroa de Glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em Sua Vinda?

IV. QUAL A ATITUDE PARA GARANTIRMOS AS COROAS?
Ap 3.11 – Guarda o que tens... Devemos reter o que Deus nos tem dado.
Ap 2.26 – E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, Eu lhe darei poder sobre as nações.

V. O QUE DEVE SER FEITA DAS COROAS?
Elas Devem Ser Depositadas Diante do Trono: Ap 4.10-11 – Os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do que estava assentado sobre o Trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do Trono, dizendo: Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque Tu criaste todas as coisas, e por Tua Vontade são e foram criadas.

Pr. Ivan Teixeira

Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário: