Discípulos de Cristo Jesus

Vivendo Para a Glória de Deus!

A vida cristã deve ser vivida para a glória de Deus somente. Em tudo o que nos empenhamos e fazemos devemos procurar a glória de Deus. Paulo chegou a dizer que até mesmo as coisas mais curriqueiras da vida como o beber e o comer devem ser feitos para a glória de Deus (1Co 10.31).

Nenhum de nós viveremos na plenitude se não vivermos voltados para a glória de Deus. Pois, a plenitude da vida está em viver para a glória de Deus. A glória de Deus produzirá a verdadeira vida plena de satisfação em Deus.

O pastor e escritor John Piper foi feliz quando afirmou que Deus é mais glorificado em nós quanto mais nos alegramos Nele. A glória de Deus e nossa alegria são faces de uma mesma moeda. Quando procuramos verdadeira satisfação vislumbramos e refletiremos a glória de Deus. Pois, a verdadeira alegria resulta na contemplação apaixonada do único ser no universo que tem toda a glória e beleza. A contemplação da beleza de Deus nos deixa encantados e sobressaltados ante inenarrável resplendor.

O Breve Catecismo de Westminster indaga: Qual o fim principal de todo o homem? Ele mesmo responde: O fim principal de todo homem é glorificar a Deus e se alegrar Nele para sempre.

A nossa alegria e a glória de Deus é o propósito de Deus para nossas vidas e o alvo da vida cristã. Toda a plenitude da vida cristã se resume na contemplação do Ser eterno de Deus na Pessoa maravilhosa de Cristo Jesus pela obra persuadora e renovadora do Espírito Santo.

Soli Deo Gloria!

domingo, novembro 06, 2005

As Duas Grandes Coisas que Deus Fez

Leitura Seleta: Sl 126.3.

Comentário: Três grandes verdades básicas que aprendemos deste v.03 do salmo de número 126.
“Grandes Coisas” Só quem pode fazer-las é alguém grande. Então afirmamos: Deus é grande! Deus o Senhor Altíssimo é grande.
“Fez o Senhor” Só são grandes coisas porque é o Senhor Deus Altíssimo que faz.
“Estamos Alegres” Esta situação é conseqüência das realizações que o Senhor fez. E o melhor é que estas grandes coisas feitas por Deus são “por nós”, e esta é a razão maior de estamos alegres, porque Deus está do nosso lado, por nós, sobre nós, conosco, dentro de nós e em nós (Rm 8.31; I Jo 4.4).
Deus está fazendo grandes coisas.
Deus está do nosso lado (Rm 8.31; I Jo 4.4).
Estamos alegres com o agir de Deus.

I. A PRIMEIRA GRANDE COISA QUE DEUS FEZ “FOI POR NÓS”. NO LUGAR CHAMADO CALVÁRIO.
v No lugar chamado calvário foi efetuado a grande e transcendente obra de Deus porque nela Deus Filho morreu por nós.
v Jesus veio ao mundo por nós.
v Manifestou-se em carne por nós (I Tm 3.16).
v Foi crucificado por nós; Foi morto por nós; Ressuscitou por nós (Rm 6.3-6).
v Capítulo 126:
v Os versos 1-2 fala do cativeiro de pecado. O termo que pode ser usado aqui é “RESGATE” (Gl 3.13; Mt 20.28). Que significa a libertação de um cativo mediante o pagamento do resgate, ou a soltura de um devedor encarcerado, ao liquidar sua dívida.
v São três palavras gregas no NT que são traduzidas por Redenção:
AGORAZÕ – Adquirir no mercado.
EXAGORAZÕ – Comprar retirando do mercado (Gl 3.13; Lc 11.21-22 – Os dois valentes).
LYTROÕ – Denotam os meios ou o dinheiro para um resgate. É libertar, ou ainda, soltar mediante pagamento (I Pe 1.18-19).

II. A SEGUNDA COISA QUE Deus FEZ É “EM NÓS”. NO PENTECOSTE (Jo 14.16-17; At 2).
Nota: No Pentecostes a grande obra foi o revestimento do Espírito Santo nos discípulos, dando-lhes poder par fazer missões, pregações, milagres, afirmações corajosas e etc.
O Pentecostes é em nós (Jo 7.37-39; 14.17).
Os versículos 4-6 do Salmo 126, falam de outro cativeiro. Que podemos denomina-lo “cativeiro de secura”, como o sul da palestina (Neguebe, Heb. Seco. Terra do sul. Isto é, ao sul da Judéia), sem chuva (v.4), sem sega (v.5) e sem molhos (v.6).
A palavra apropriada, aqui, é renovação (ato ou efeito de renovar – tornar novo; recomeçar, restaurar) ou avivamento.
Os resultados desta renovação são tríplices:
a) Como as correntes das águas do sul – Fertilizando; tornar molhado o seco; tornar belo o que era ermo e árido.
b) V.5: Fartura na colheita. No Pentecostes quase três mil almas.
c) V.6: Resultados e frutos na evangelização e obra missionária. Molhos – produz cem por um...

Conclusão: O nosso Deus continua fazendo Coisas Grandes em nosso meio. Que possamos confiar no agir de Deus. Fazendo o que nos cabe – tirando todo o impedimento para Deus operar (Is 43.13).


Ev. Ivan Teixeira

Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário: