Discípulos de Cristo Jesus

Vivendo Para a Glória de Deus!

A vida cristã deve ser vivida para a glória de Deus somente. Em tudo o que nos empenhamos e fazemos devemos procurar a glória de Deus. Paulo chegou a dizer que até mesmo as coisas mais curriqueiras da vida como o beber e o comer devem ser feitos para a glória de Deus (1Co 10.31).

Nenhum de nós viveremos na plenitude se não vivermos voltados para a glória de Deus. Pois, a plenitude da vida está em viver para a glória de Deus. A glória de Deus produzirá a verdadeira vida plena de satisfação em Deus.

O pastor e escritor John Piper foi feliz quando afirmou que Deus é mais glorificado em nós quanto mais nos alegramos Nele. A glória de Deus e nossa alegria são faces de uma mesma moeda. Quando procuramos verdadeira satisfação vislumbramos e refletiremos a glória de Deus. Pois, a verdadeira alegria resulta na contemplação apaixonada do único ser no universo que tem toda a glória e beleza. A contemplação da beleza de Deus nos deixa encantados e sobressaltados ante inenarrável resplendor.

O Breve Catecismo de Westminster indaga: Qual o fim principal de todo o homem? Ele mesmo responde: O fim principal de todo homem é glorificar a Deus e se alegrar Nele para sempre.

A nossa alegria e a glória de Deus é o propósito de Deus para nossas vidas e o alvo da vida cristã. Toda a plenitude da vida cristã se resume na contemplação do Ser eterno de Deus na Pessoa maravilhosa de Cristo Jesus pela obra persuadora e renovadora do Espírito Santo.

Soli Deo Gloria!

quarta-feira, novembro 02, 2005

Algumas Obras de Deus o Pai

Leitura Seleta Ef 1.3-14

01. ABENÇOOU-NOS – V.03.
Por quem fomos abençoados: Deus o Pai. O Deus bendito nos abençoou. Com o que fomos abençoados: Com todas as bênçãos. Categoria das bênçãos: Espirituais. Lugar das bênçãos: Lugares Celestiais. Em quem fomos abençoados:Em Cristo. Referências: Pv 10.6; Ml 2.2.

02. ELEGEU-NOS – V.04.
O Deus bendito, também, nos elegeu. A doutrina da eleição é uma verdade clarividente nas Escrituras sagradas. Não é porque existem controvérsias a respeito de uma doutrina que deixaremos de falar sobre ela. Creio que não há nenhuma doutrina das Escrituras que não recebam ataques ou más compreensões. O que temos que fazer é quedar-nos humildes diante destas verdades, que não podemos conhecê-las por completo.
A eleição é uma doutrina bíblica, e por sê-la devemos ensiná-la; Evitando, é claro, os extremos e os pressupostos de mentes fechadas para as conciliações e paradoxos das Escrituras.
Quem nos Elegeu? Deus o Pai – Creio que existem, pelo menos, duas razões por que as pessoas não querem falar sobre a doutrina da eleição: Primeiro, porque estão despreparadas bíblica e teologicamente. E Segundo, porque não querem dar glória a Deus. Da primeira podemos afirmar que se Deus nos escolheu a salvação não é obra humana e nem por méritos, e nem escolhas humanas, mas uma obra exclusiva de Deus Pai (Ef 2.1-10).
A ELEIÇÃO É OBRA EXCLUSIVA DE DEUS PAI. NOTEMOS ALGUMAS VERDADES:
Ø Deus nos amou – Jo 3.16.
Ø Deus deu Seu Único Filho – Jo 3.16.
Ø O Filho foi para cruz pela Vontade do Pai – Mt 26.39 e 42.
Ø Deus nos reconciliou consigo mesmo – II Co 5.18.
Ø Deus ressuscitou o Seu Filho para recebermos a Sua Graça para obediência da fé – At 2.32; Rm 1.4-5.
Ø Somos justificados quando cremos naquilo que Deus fez por nós em Jesus – Rm 5.12; II Co 5.18-21.
Ø A salvação vem de Deus – Ef 2.8-9.
Ø O Rev. Hernandes Dias Lopes afirma: “A escolha de Deus foi soberana, livre e graciosa. Não fomos nós que escolhemos a Deus, Ele nos escolheu a nós (Jo 16.15). A eleição de Deus é incondicional. Ele não nos escolheu por prever a nossa fé. Não fomos eleitos por causa da nossa fé, mas para a fé (At 12.48). Não fomos eleitos por causa das nossas boas obras, mas para as boas obras (Ef 2.10). Não fomos eleitos por causa da nossa santidade, mas para a santidade (Ef 1.4). Não fomos eleitos por causa da nossa obediência, mas para a obediência (I Pe 1.2). Não fomos eleitos porque Deus na Sua pré-ciência previu que iríamos crer, mas cremos porque Ele nos elegeu para a salvação (At 12.48). A fé não é a causa da eleição divina, mas conseqüência (II Ts 2.13). A eleição é mãe da fé. As nossas obras não são o motivo da nossa eleição, mas o resultado dela. Fomos criados em Cristo Jesus para as boas obras (Ef 2.10). O ensino bíblico é que todos os que são destinados para a salvação crêem (At 12.48)... Não fomos nós que achamos a Deus, foi Ele quem nos encontrou (Lc 19.10)... Foi Deus quem nos reconciliou consigo mesmo por meio de Jesus (II Co 5.18-21). Nós só amamos a Deus porque Ele nos amou primeiro (I Jo 4.10, 19)”.
Eis a razão porque muitos não aceitam esta magna doutrina. Ela descarta completamente os méritos humanos de qualquer tipo. Destacando, é claro, a Soberania de Deus na salvação.
Quando fomos Eleitos? Antes da fundação do mundo, diz o texto em pauta. II Ts 2.13 – Nos diz que foi desde o princípio.
Muito antes de haver o mundo habitado. Muito antes de Adão ser formado. Deus prescientemente nos escolheu. Como diz Rm 9.11, falando de Jacó e Esaú em termos de Eleição, Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquEle que chama) sim, antes de nosso nascimento e feitos, Deus nos elegeu para a salvação.
Propósito da Eleição: É fútil a compreensão de muitas pessoas, que se dizendo eleitas, vivem uma vida no pecado. Baseadas na falsa pressuposição de “salvas uma vez, salvas para sempre”. Creio que esta máxima, pela falsa pressuposição, poderia ser “salvas uma vez, podemos fazer o que quiser”. É isto que estas pessoas querem dizer. Estas pessoas, para justificarem suas vidas de pecado, mantêm esta falsa ideologia da eleição. É como que dissessem: “já que estamos, ou somos eleitos, podemos pecar”.
Quando examinamos as Escrituras esta falsa teoria cai por terra.
O propósito da eleição, diz o texto, é para que fôssemos santos e irrepreensíveis.
O ensino geral para aqueles que são chamados eleitos por Deus é a santificação (II Ts 2.13; 4.3-4 e 7-8; Hb 12.14; I Ts 3.13; (Jo 15.16, outro propósito)).
Ouçamos o que diz o príncipe dos pregadores, ou o último dos puritanos, Charles Haddon Spurgeon: Afianço a vocês que tem havido milhares e milhares de pessoas que têm se arruinado, por haverem compreendido errônea e distorcidamente a doutrina da eleição. Essas pessoas têm dito: “Deus me escolheu para ir para o céu e para receber a vida eterna!” E, no entanto, elas têm se esquecido de que está escrito que Deus escolheu pela santificação do Espírito e fé na verdade. Essa é a autêntica eleição divina – a eleição para a santificação e para a fé. Deus escolheu o Seu povo para que seja crente e santo.
O Rev. Hernandes Dias Lopes afirma: A eleição, longe de promover o relaxamento moral, conduz à santidade. Sem santidade não há evidência de eleição. Todos os eleitos são santificados em Cristo Jesus.
Baseado em Quem Deus nos Elegeu? A princípio podemos dizer nEle próprio. Mas, quero ser mais preciso. O texto diz: nos elegeu nEle e diante dEle em amor. Somos eleitos por Deus em Jesus Cristo.
Somos eleitos baseados nos méritos e justiça de Jesus (Rm 5.1; II Co 5.18-21). Como diz Jo 15.4-5; Rm 8.33; Jo 15.16.

03. PREDESTINOU-NOS – V.05.
O Deus que nos abençoou, que nos elegeu, também nos predestinou.
Não somos predestinados para sermos eleitos. Mas somos eleitos para sermos predestinados, ou, em outras palavras, sendo eleitos, Deus nos predestinou.
Com isso, quero dizer que só os eleitos são predestinados. Creio que não existe tal coisa, predestinados para o céu e para o inferno. Com isso quero dizer que uma pessoa eleita por Deus para a salvação (II Ts 2.13), torna-se, com base na eleição em Jesus, predestinada para o céu. A lógica é clara, em Jesus salvo para sempre. Fora de Jesus perdido para sempre (At 4.12; Jo 15.4-5).
Agora façamos a pergunta: Para que somos predestinados? A nossa resposta está nas Escrituras!
. Em Ef 1.5 – Nos predestinou para filhos de adoção (veja: Rm 8.14-16).
. Em Rm 8.29 – Para sermos conformes à imagem de Jesus – parecidos com Ele. Porque Deus nos amou, Ele nos predestinou. E predestinou-nos não somente para a salvação, mas para sermos conformes à imagem do Seu Filho. A evidencia da escolha divina é uma vida transformada, ou seja, moldada conforme o caráter de Cristo Jesus. Deus nos predestinou não para vivermos ao nosso bel-prazer, mas para sermos conformes à imagem de Jesus. O Espírito Santo está trabalhando em nós, para transformar-nos à imagem de Cristo, transformação esta de glória em glória, e na mesma imagem (II Co 3.18).
. Em I Ts 5.9 – Para a aquisição da salvação. Somos eleitos para a salvação, e somos predestinados para nos apossar da salvação.
. Em Ef 2.10 – Para as boas obras (inferência).
Por intermédio de quem Deus nos predestinou? Diz o texto em questão: Por Jesus Cristo. Jesus é a Porta de todas as riquezas de Deus para os eleitos. O ensino da Escritura é: sofrendo, crucificado, morrendo; ressuscitado e glorificado em Cristo (Rm 6.3-9).
Tudo isto que acontece com um eleito-predestinado em Cristo, é segundo o beneplácito de Sua Vontade. Tendo o objetivo de ser para louvor e glória da Sua Graça.

04. FEZ-NOS AGRADÁVEIS – V.06.
Antes éramos inimigos, sem Cristo, separados da comunidade; estranhos às promessas, não tínhamos esperança e sem Deus no mundo, mas agora em Cristo Jesus fomos reconciliados e feitos agradáveis ao Pai (Ef 2.12-16).
Baseado em que? Em Sua Graça e no Amado.

05. REMIU-NOS – V.7.
Deus o Pai, por Jesus Cristo, Seu Filho, nos remiu.
Qual a base da nossa Redenção? Diz o texto: Pelo Seu Sangue (Hb 9.22; I Pe 1.18-19; Cl 1.14).


Pr. Ivan Teixeira

Sola Gratia!

Nenhum comentário: