Discípulos de Cristo Jesus

Vivendo Para a Glória de Deus!

A vida cristã deve ser vivida para a glória de Deus somente. Em tudo o que nos empenhamos e fazemos devemos procurar a glória de Deus. Paulo chegou a dizer que até mesmo as coisas mais curriqueiras da vida como o beber e o comer devem ser feitos para a glória de Deus (1Co 10.31).

Nenhum de nós viveremos na plenitude se não vivermos voltados para a glória de Deus. Pois, a plenitude da vida está em viver para a glória de Deus. A glória de Deus produzirá a verdadeira vida plena de satisfação em Deus.

O pastor e escritor John Piper foi feliz quando afirmou que Deus é mais glorificado em nós quanto mais nos alegramos Nele. A glória de Deus e nossa alegria são faces de uma mesma moeda. Quando procuramos verdadeira satisfação vislumbramos e refletiremos a glória de Deus. Pois, a verdadeira alegria resulta na contemplação apaixonada do único ser no universo que tem toda a glória e beleza. A contemplação da beleza de Deus nos deixa encantados e sobressaltados ante inenarrável resplendor.

O Breve Catecismo de Westminster indaga: Qual o fim principal de todo o homem? Ele mesmo responde: O fim principal de todo homem é glorificar a Deus e se alegrar Nele para sempre.

A nossa alegria e a glória de Deus é o propósito de Deus para nossas vidas e o alvo da vida cristã. Toda a plenitude da vida cristã se resume na contemplação do Ser eterno de Deus na Pessoa maravilhosa de Cristo Jesus pela obra persuadora e renovadora do Espírito Santo.

Soli Deo Gloria!

quinta-feira, abril 13, 2006

A Palavra da Sabedoria - Dons Espirituais

I. A Palavra da Sabedoria. logos sophias.
Palavra é parte fragmentária da frase. Não existe o dom da sabedoria, mas a Palavra da Sabedoria, ou seja, parte da Sabedoria de Deus, somente aquilo que Ele quer que o homem saiba. Por meio da Palavra da Sabedoria, Deus capacita a mente humana para entender todos os fatos e circunstâncias, leis e princípios, tendências, influências e possibilidades.

A Palavra da Sabedoria é uma revelação sobrenatural pelo Espírito Santo de Deus a respeito do propósito e planos Divinos na Mente e na Vontade de Deus. Este é um dos melhores dons porque é uma revelação dos Planos e Propósitos da Mente de Deus.

VEJAMOS ALGUNS TIPOS DE SABEDORIA:
 SABEDORIA SATÂNICA – Ez 28.3, 12-17; Tg 3.14-16.
 SABEDORIA HUMANA – Lc 14.28-32; I Co 1.21, 26; 2.4-6
 SABEDORIA DIVINA – Rm 11.31; I Co 1.21, 24; 2.6-8. O que dizem alguns Teólogos sobre A Sabedoria de Deus.

Wayne Grudem: “Dizer que Deus tem Sabedoria significa dizer que Ele sempre escolhe as melhores metas e os melhores meios para alcançar essas metas”.

Louis Berkhof: “É a perfeição de Deus pela qual Ele aplica o Seu Conhecimento à consecução dos Seus fins de um modo que O glorifica o máximo. Implica um fim último ao qual todos os fins secundários estão subordinados; e, segundo a Escritura, este fim último é a Glória de Deus (Rm 11.33; 14.7-8; Ef 1.11-12; Cl 1.16)”.

Charles Hodge: “A Sabedoria de Deus, se manifesta na seleção de fins próprios para a consecução desses fins. É através da Igreja que Deus determinou manifestar, através de todos os séculos, aos principados e potestades, Sua multiforme Sabedoria”.

Henry Clarence Thiessen: “Sabedoria é a Inteligência de Deus aparente na escolha dos mais altos fins e dos melhores meios para atingir a esses fins. Apesar de Deus sinceramente tentar promover a felicidade de Suas criaturas e aperfeiçoar os santos em santidade, nenhum desses é o fim supremo. Esse fim é a Sua própria Glória”.

A. A. Hodge: “A Sabedoria de Deus é Infinita e Eterna. A concepção que fazemos dela é que Ele escolhe o fim, o mais exaltado possível – a manifestação da Sua própria Glória – e que escolhe e dirige, em todas as Suas operações, os melhores meios possíveis para conseguir esse fim. Sua Sabedoria se manifesta-nos de um modo glorioso nos grandes teatros da criação, da providência e da graça”.

 A PALAVRA DA SABEDORIA – I Co 12.8. Esta pode ser uma revelação da multiforme Sabedoria de Deus, por meio da Igreja, aos principados e potestades (Ef 3.10; Jó 11.6).

1. É um dom sobrenatural.
A Igreja é um corpo espiritual (II Pe 3.15-16) e, para resolver suas questões é necessária sabedoria espiritual.
Não é a mesma sabedoria de Tiago 1.5.
O dom é dado “pelo Espírito Santo” – I Co 12.8.

2. Pode ser usado na pregação – I Co 2.10.

3. Pode ser usado no governo da Igreja – At 6.1-7.

4. Pode ser usado em casos de emergência.
No ministério de Jesus – Mt 21.23-27.
Durante as perseguições – Lc 12.11-12.

5.O Dom da Palavra da Sabedoria no Antigo Testamento.
g José – Gn 41.38-39.
g Moisés e Arão – Ex 4.12, 15.
g Bezalel e Aoliabe – Ex 31.2, 3, 6.
g Josué – Dt 34.9.
g Salomão – I Rs 3.28; 4.29-30.
g Eliú – Jó 33.33.
g Isaías – Is 50.4.
g Jeremias – Jr 1.9.
g Daniel e seus companheiros – Dn 1.17.
g Jesus Cristo – mesmo antes de se humanizar, foi retratado no A.T. como sendo a própria Sabedoria (Pv 8.22-36). E no N.T. “foi feito por Deus Sabedoria” (I Co 1.30). o Espírito Santo ungiu a Jesus Cristo para ser a Sua Sabedoria. Isto é detalhado em Isaías 11.2. onde “E repousará sobre Ele o Espírito do Senhor, o Espírito de Sabedoria...”.
Nota: Elmer Towns, afirma: “Sabedoria é a capacidade de discernir a verdadeira natureza das coisas por baixo das aparências. Portanto, este título do Espírito Santo sugere a Sua capacidade para discernir a verdadeira natureza das pessoas e seus motivos”.
Severino Pedro da Silva declara: “Espírito de Sabedoria é a habilidade para compreender a essência e o propósito das coisas e descobrir os meios certos de realizar o propósito de Deus em cada vida”.

6. O Dom da Palavra da Sabedoria no Novo Testamento.
At 21.10-11 – Profeta Ágabo.
At 27.23-24 – Apóstolo Paulo.
Soli Deo Gloria!
Extraído de nossa apostila sobre os "Dons Espirituais".

Nenhum comentário: