Discípulos de Cristo Jesus

Vivendo Para a Glória de Deus!

A vida cristã deve ser vivida para a glória de Deus somente. Em tudo o que nos empenhamos e fazemos devemos procurar a glória de Deus. Paulo chegou a dizer que até mesmo as coisas mais curriqueiras da vida como o beber e o comer devem ser feitos para a glória de Deus (1Co 10.31).

Nenhum de nós viveremos na plenitude se não vivermos voltados para a glória de Deus. Pois, a plenitude da vida está em viver para a glória de Deus. A glória de Deus produzirá a verdadeira vida plena de satisfação em Deus.

O pastor e escritor John Piper foi feliz quando afirmou que Deus é mais glorificado em nós quanto mais nos alegramos Nele. A glória de Deus e nossa alegria são faces de uma mesma moeda. Quando procuramos verdadeira satisfação vislumbramos e refletiremos a glória de Deus. Pois, a verdadeira alegria resulta na contemplação apaixonada do único ser no universo que tem toda a glória e beleza. A contemplação da beleza de Deus nos deixa encantados e sobressaltados ante inenarrável resplendor.

O Breve Catecismo de Westminster indaga: Qual o fim principal de todo o homem? Ele mesmo responde: O fim principal de todo homem é glorificar a Deus e se alegrar Nele para sempre.

A nossa alegria e a glória de Deus é o propósito de Deus para nossas vidas e o alvo da vida cristã. Toda a plenitude da vida cristã se resume na contemplação do Ser eterno de Deus na Pessoa maravilhosa de Cristo Jesus pela obra persuadora e renovadora do Espírito Santo.

Soli Deo Gloria!

quarta-feira, abril 05, 2006

Disciplina na Igreja

Leitura Selecionada Mc 11.11-17

Comentário: O texto nos mostra que o templo foi transformado em de interesse comercial político para muitos que ali freqüentavam. Jesus entrou com zelo no templo pela casa do Pai. O fato nos ensina que a purificação do templo está em limitar seu uso, a sua finalidade específica.
A purificação do templo exige mudança de atitude nos atos dos freqüentadores.

I. Como Deve Acontecer a Purificação:
01. Minuciosamente – v.11 = Tudo observado e avaliado com justiça.
02. Pacientemente – v.11 = Já era tarde e Jesus não agiu logo esperando o momento certo.
03. Energicamente – v.15 = Quando for o tempo e a hora não pode haver melindres, mas zelo.

II. O Que a Purificação Visa:
01. Acabar com o uso inadequado do templo – v.15 = Não é o lugar de comércio, não é plataforma de política,não é campos de oportunidades pessoais, mas lugar de ensino, adoração e oração.
02. Acabar com a mecânica dos cultos – v.15 = Pessoas estavam comprando sacrifícios, encomendando seus cultos. Não era um sacrifício de louvor, mas uma obrigação ritual (Rm 12.1-2; Sl 51.15-17; Mt 9.13).
03. Estabelecer ordem e reverência – v.16 = Gente levando utensílios de um lado para o outro. Nos cultos, muitas vezes não há reverência, pessoas ficam conversando, outras marcando encontros, ainda outras desfilando na hora da oração e pregação da Palavra de Deus. E muitos jovens paquerando.
04. Transformar o Templo em Lugar de Ensino – v.17 = É estranho como as pessoas usam o Templo para anúncios de toda espécie, usam-no para brincadeiras, para promoverem eventos secundários, mas menos para aprender no santuário como diz o salmista Davi no Sl 27.4 – Um anseio manifestei ao Eterno e sua realização buscarei – que eu habite em Sua morada por todos os dias de minha vida, afim de poder contemplar Sua Glória e buscar a compreensão de Seus Mandamentos (Salmos em Hebraico – Editora Sêfer). Oxalá que o Templo seja um lugar de se compreender a Palavra de Deus, e não um local onde as pessoas saíam desnorteadas sem ensinamentos puros.
05. Transformar o Templo em Lugar de Oração – v.17 = É triste quando o templo é lugar de tudo, de encontros, de shows, de alegria, mas não inspira a oração e a quietude de espírito.

Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário: