Discípulos de Cristo Jesus

Vivendo Para a Glória de Deus!

A vida cristã deve ser vivida para a glória de Deus somente. Em tudo o que nos empenhamos e fazemos devemos procurar a glória de Deus. Paulo chegou a dizer que até mesmo as coisas mais curriqueiras da vida como o beber e o comer devem ser feitos para a glória de Deus (1Co 10.31).

Nenhum de nós viveremos na plenitude se não vivermos voltados para a glória de Deus. Pois, a plenitude da vida está em viver para a glória de Deus. A glória de Deus produzirá a verdadeira vida plena de satisfação em Deus.

O pastor e escritor John Piper foi feliz quando afirmou que Deus é mais glorificado em nós quanto mais nos alegramos Nele. A glória de Deus e nossa alegria são faces de uma mesma moeda. Quando procuramos verdadeira satisfação vislumbramos e refletiremos a glória de Deus. Pois, a verdadeira alegria resulta na contemplação apaixonada do único ser no universo que tem toda a glória e beleza. A contemplação da beleza de Deus nos deixa encantados e sobressaltados ante inenarrável resplendor.

O Breve Catecismo de Westminster indaga: Qual o fim principal de todo o homem? Ele mesmo responde: O fim principal de todo homem é glorificar a Deus e se alegrar Nele para sempre.

A nossa alegria e a glória de Deus é o propósito de Deus para nossas vidas e o alvo da vida cristã. Toda a plenitude da vida cristã se resume na contemplação do Ser eterno de Deus na Pessoa maravilhosa de Cristo Jesus pela obra persuadora e renovadora do Espírito Santo.

Soli Deo Gloria!

segunda-feira, abril 16, 2012

A APAIXONADA BUSCA PELA PIEDADE ou NÃO JOGUE SUA VIDA FORA!


O grande teólogo e filósofo Jonathan Edwards, providencialmente nascido no século XVII, nos anos anteriores à formação dos Estados Unidos, viveu num ponto estratégico da história da Igreja. Considerado "o último dos Teólogos Escolásticos Medievais" e "o último representante da teologia e do pensamento puritano no Novo Mundo", Edwards também foi "o primeiro dos modernos filósofos-teólogos norte-americanos".
Muitos consideram Edwards como o mais eminente pregador vindo do lugar agora chamado de Estados Unidos (antes Nova Inglaterra). Ele pregou o sermão que muitos creem ser o mais famoso da América do Norte: "Pecadores nas Mãos de um Deus Irado". Outros avaliam Edwards como um dos maiores teólogos da América. Ele é reconhecido como "o teólogo do Primeiro Grande Avivamento" pois se posicionou exatamente na nascente dos despertamentos, nas décadas de 1730 e 1740. Também se diz que Edwards foi "o maior teólogo em todos os aspectos, e um dentre a meia dúzia dos maiores teólogos de todos os tempos.


A influência permanente de Edwards também pode ser medida de outras maneiras. No início do século XX, um estudo traçou a descendência de Edwards. Os resultados foram estonteantes. De Edwards veio uma grande e ilustre prole: trezentos ministros, missionários e professores de teologia; cento e vinte professores universitários; cento e dez advogados; mais sessenta médicos; mais de sessenta autores de bons livros; trinta juízes; catorze reitores de universidades; numerosos gigantes da indústria norte-americana; oitenta detentores de importantes cargos públicos; três prefeitos de grandes cidades; três governadores de estados; três senadores; um capelão do senado dos Estados Unidos; um fiscal da Fazenda e um vice-presidente dos Estados Unidos. É difícil imaginar alguém que tenha contribuído de forma mais vital para a alma dessa nação do que esse teólogo da Nova Inglaterra.


Mas, o que levou Edwards ser este grande homem? Quando ele tinha dezoito anos de idade, sendo recém-convertido, resolveu buscar e promover a glória de Deus com todo o seu ser. No decurso de aproximadamente um ano, por volta de julho ou agosto de 1722 a 17 de agosto de 1723, ele escreveu, com muito cuidado, as suas "RESOLUÇÕES", uma declaração de missão pessoal, que o guiaria e disciplinaria em sua busca por piedade. As RESOLUÇÕES revelam a firme determinação com a qual ele procurava direcionar seus passos. Como cristão em Cristo Jesus, Edwards tinha consciência de que sua fé em Cristo precisava de uma direção. Ele precisava de disciplina espiritual.


A principal intenção das RESOLUÇÕES de Edwards era produzir uma alma preparada para a eternidade com Deus... visto que intimava a si mesmo a estudar as Escrituras e a orar constantemente; deveria confiar em Jesus como Senhor; Deus deveria ser presente, pessoal e fundamental. As RESOLUÇÕES representavam também a firme determinação dele manter as prioridades espirituais continuamente diante de si. Edwards desejava colocar TODAS as áreas de sua vida sob o senhorio de Jesus Cristo, mediante um rigoroso domínio próprio. Nenhuma parte da vida poderia ser ignorada ou deixada de forma incontestada.


Foi, por meio destas RESOLUÇÕES, ainda jovem, Edwards se propôs a ordenar sua vida espiritual, fazendo o voto de viver para a glória de Deus. Tal decisão exigiu dele uma vida de disciplina espiritual e uma persistente determinação em cada área da vida. Ele sabia que, nessa busca, o pecado deveria ser rejeitado, e sua inclinação à ira, resistida. O tempo deveria ser contado, a morte, avaliada e a eternidade, pesada. A vida deveria ser vivida com sinceridade. A humildade deveria ser demonstrada e o amor, praticado. Cada pessoa deveria avaliar-se regularmente em todas as coisas.


Bem no começo de sua jornada cristã, Edwards perguntou a si mesmo: COMO QUERO VIVER? QUAL É O MEU PROPÓSITO NA VIDA? QUE TIPO DE PESSOA DESEJO SER? Suas respostas a essas perguntas foram estruturadas em suas RESOLUÇÕES.


Meu amado ou amada que lê estas palavras, não importa onde você esteja em sua vida cristã individual, nenhum de nós chegou ao ponto final. Ainda há muito amadurecimento espiritual para ser realizado. Há muito mais que Deus pode fazer me nós e por meio de nós. A abordagem de Edwards da vida cristã serve como uma motivação para que cada um de nós viva para a glória de Deus. Que você resolva viver não para si mesmo ou para os prazeres temporários desta curta vida, mas viver para Deus deleitando na Sua suprema dádiva, Seu amado Filho Jesus Cristo. E que o poder regenerador e renovador do Espírito Santo possa de capacitar a viver para a glória de Deus!


Por isso, amados NÃO JOGUEM SUAS VIDAS FORA!!!

Nenhum comentário: