Discípulos de Cristo Jesus

Vivendo Para a Glória de Deus!

A vida cristã deve ser vivida para a glória de Deus somente. Em tudo o que nos empenhamos e fazemos devemos procurar a glória de Deus. Paulo chegou a dizer que até mesmo as coisas mais curriqueiras da vida como o beber e o comer devem ser feitos para a glória de Deus (1Co 10.31).

Nenhum de nós viveremos na plenitude se não vivermos voltados para a glória de Deus. Pois, a plenitude da vida está em viver para a glória de Deus. A glória de Deus produzirá a verdadeira vida plena de satisfação em Deus.

O pastor e escritor John Piper foi feliz quando afirmou que Deus é mais glorificado em nós quanto mais nos alegramos Nele. A glória de Deus e nossa alegria são faces de uma mesma moeda. Quando procuramos verdadeira satisfação vislumbramos e refletiremos a glória de Deus. Pois, a verdadeira alegria resulta na contemplação apaixonada do único ser no universo que tem toda a glória e beleza. A contemplação da beleza de Deus nos deixa encantados e sobressaltados ante inenarrável resplendor.

O Breve Catecismo de Westminster indaga: Qual o fim principal de todo o homem? Ele mesmo responde: O fim principal de todo homem é glorificar a Deus e se alegrar Nele para sempre.

A nossa alegria e a glória de Deus é o propósito de Deus para nossas vidas e o alvo da vida cristã. Toda a plenitude da vida cristã se resume na contemplação do Ser eterno de Deus na Pessoa maravilhosa de Cristo Jesus pela obra persuadora e renovadora do Espírito Santo.

Soli Deo Gloria!

sexta-feira, dezembro 04, 2009

Salmo 2.11: Serviço reverente e alegre

TEMA: A Alegria reverente que glorifica a Deus.

"Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos Nele com tremor.

Há duas verdades neste texto:
(1) Deus deve ser cultuado com reverência.
(2) Deus deve ser cultuado com alegria.
Alegria reverente e a reverente alegria são as duas faces da moeda da adoração a Deus.

Uma pessoa que adora a Deus somente com reverência, mas não tem prazer/alegria nesta adoração ela está sendo falha. A verdadeira adoração exige de nós tanto reverência, porque o Senhor ao quem adoramos é Santo, quanto alegria, pois o Deus a quem reverentemente servimos é um Deus alegre "porque a alegria do SENHOR é a vossa força" (Ne 8.10).

Infelizmente somos criaturas atingidas mortalmente pelo pecado. E este nos traz desequilíbrio constante em nosso relacionamento com Deus. Mas, Deus que é profuso em Sua graça nos socorre pelo Seu evangelho e nos restaura para uma vida moderada que o glorifique continuamente. Cristo morreu, ressuscitou e está a direita do Pai para nos proporcionar uma vida entre os extremos. O evangelho do Senhor Jesus, uma mensagem de arrependimento constante e fé viva, nos proporciona um culto reverente e uma alegria reverente diante de Deus em adoração.

A vida de um servo e serva de Deus deve ser de serviço santo a Deus.
Não consigo imaginar uma pessoa salva pela infinita e imerecida graça de Deus cultuando-o sem respeitá-Lo. Deus merece ser cultuado por uma vida santa. Um serviço santo agrada a Deus e o cultua segundo a prescrição das Escrituras. Ele disse para Moisés que aqueles que se chegasse a Ele deveria santificá-Lo. Nosso Senhor Jesus falou que devemos ter em mente que o Deus a quem oramos chama-Se "Pai Santo" e devemos "santificar o Seu Nome". Nenhum de nós seremos bem-aventurados no serviço a Deus se primeiramente não compreendermos Quem Ele É. Seu caráter é importante na adoração. Infelizmente presenciamos uma geração alquebrada pela irreverência no local de culto. Uma geração brincando com as coisas de Deus e com o próprio Deus. Elas vivem diariamente no pecado e querem se aproximar de Deus com suas vidas sujas por pecados não confessados. Isto é afronta a Deus. Isto é irreverência ao Santo de Israel! Ir até Ele com uma vida constante de pecados é desrespeitá-Lo. Na linguagem divina transmitida pelo profeta Malaquias é melhor as pessoas ficarem em suas próprias casas fazendo o que elas quiserem do que virem ao santuário desonrarem a Deus com seus cultos trôpegos. Infelizmente na época do profeta Malaquias o povo não estava cultuando a Deus com temor.

O culto a Deus deve ser feito por uma vida em santificação contínua. O evangelho que recebemos não pode ficar na margem de nossas vidas, ele deve ser o centro de todo o nosso viver. E a mensagem do evangelho é uma mensagem de contínuo arrependimento de nossos constantes e maléficos pecados e fé no Salvador. Nós nos arrependemos no começo e continuamos nos arrependemos do começo ao fim. O Senhor Jesus disse: "O tempo está cumprido e o Reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho" (Mc 1.15). Tanto o arrependimento, a confissão contínua de nossa miserável situação diante de Deus, quanta a fé, uma vida constante que abraça o Salvador e Nele se deleita, devem fazer parte de nosso serviço a Deus.

Em segundo lugar, a vida de um servo e serva de Deus deve ser de serviço alegre a Deus.
Não consigo, também, mentalizar uma pessoa salva pela infinita e grandiosa graça suprema de Deus que o cultue sem paixão, sem alegria. Deus merece ser cultuado por uma vida alegria. Aliás, nosso serviço/culto deve ser uma alegria Nele com tremor. Vejam que o salmista está dizendo que sua alegria é em Deus somente. E este seu culto alegre em Deus não O desrespeita, mas reconhece o Seu caráter e treme diante de Sua santa Pessoa. Isto que é culto, meus irmão! Isto que é cristianismo! Uma vida alegre que reconhece o caráter santo de Deus aponte de tremer diante Dele. Deus disse pelo profeta Isaías: "Porque a Minha Mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o SENHOR, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da Minha Palavra" (66.2).

É triste notar que pessoas vivem em extremos. Reconheço que existe vários estilos de culto denominacionais. Não digo vários tipos de adoração, porque nosso Senhor falou que a verdadeira adoração é em espírito e em verdade. Mas, uns cultuam com palmas outros com pandeiros e assim vai (tantos gostos há, tantos estilos haverá, mas creio que todos devem ser guiados pelos princípios da verdade de Deus. Pois, nosso Senhor falou que a adoração é baseada na verdade "em verdade"). Mas o que desejo enfatizar é que o verdadeiro culto deve ser um deleite Naquele que está sendo cultuado, ou seja, o culto bíblico é um deleite em Deus. Uma alegria em Deus. Cultuar é sentir prazer pela Pessoa de Deus e não simplesmente se deleitar em Suas dádivas. Estas não são fins em si mesmas. Elas são meios que Deus utiliza para nos levar ao prazer Nele somente.


Dicas de idéias para pregadores por Charles H. Spurgeon:
VERS. 11. Experiência mista. Veja o caso das mulheres voltando do sepulcro (Mateus 28.8). Isso pode ser apresentado como assunto muito consolador, se o Espírito Santo dirigir a mente do pregador.
A verdadeira religião, um composto de muitas virtudes e emoções.


Então ouça novamente a exortação bíblica: "Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos Nele com tremor" (Sl 2.11).

Nenhum comentário: