Discípulos de Cristo Jesus

Vivendo Para a Glória de Deus!

A vida cristã deve ser vivida para a glória de Deus somente. Em tudo o que nos empenhamos e fazemos devemos procurar a glória de Deus. Paulo chegou a dizer que até mesmo as coisas mais curriqueiras da vida como o beber e o comer devem ser feitos para a glória de Deus (1Co 10.31).

Nenhum de nós viveremos na plenitude se não vivermos voltados para a glória de Deus. Pois, a plenitude da vida está em viver para a glória de Deus. A glória de Deus produzirá a verdadeira vida plena de satisfação em Deus.

O pastor e escritor John Piper foi feliz quando afirmou que Deus é mais glorificado em nós quanto mais nos alegramos Nele. A glória de Deus e nossa alegria são faces de uma mesma moeda. Quando procuramos verdadeira satisfação vislumbramos e refletiremos a glória de Deus. Pois, a verdadeira alegria resulta na contemplação apaixonada do único ser no universo que tem toda a glória e beleza. A contemplação da beleza de Deus nos deixa encantados e sobressaltados ante inenarrável resplendor.

O Breve Catecismo de Westminster indaga: Qual o fim principal de todo o homem? Ele mesmo responde: O fim principal de todo homem é glorificar a Deus e se alegrar Nele para sempre.

A nossa alegria e a glória de Deus é o propósito de Deus para nossas vidas e o alvo da vida cristã. Toda a plenitude da vida cristã se resume na contemplação do Ser eterno de Deus na Pessoa maravilhosa de Cristo Jesus pela obra persuadora e renovadora do Espírito Santo.

Soli Deo Gloria!

sexta-feira, setembro 11, 2009

Três Grandes Investidas de Satanás Contra a Igreja


Leitura Seleta: Atos 6.1-7.


Comentário: Sempre notamos na história da igreja dois erros com relação à pessoa de Satanás. O primeiro é subestimar a Satanás. Há crentes que ignoram a presença e a malignidade deste arquiinimigo do Cristianismo. Paulo escrevendo sua 2a Carta à Igreja em Corinto disse que os cristãos deveriam perdoar o ofensor “para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios” (2.11).
Como disse acertadamente Simon Kistemaker “Os ressentimentos na congregação são aproveitados rapidamente por Satanás para minar a saúde espiritual da igreja”[1].

O segundo erro cometido pela igreja em relação à pessoa de Satanás é a superestimação. Mesmo que ele seja um grande inimigo da igreja, sabemos que ele é um inimigo derrotado e limitado. Cristo derrotou Satanás na cruz (Cl 2.15). Cristo manietou o valente (Lc 11.21,22). Cristo desfaz as obras do Diabo (1Jo 3.8). Satanás não é todo poderoso. Somente Deus é Todo Poderoso e diante dEle não há rival. Não podemos aceitar a filosofia platônica que ensina que existem dois grandes poderes se digladiando. Satanás e Deus não estão em uma queda de braços. Deus é soberano e está assentado no Seu alto e sublime trono e faz tudo segundo o conselho de Sua vontade e, ninguém pode estorvar Sua poderosa mão (cf. Ef 1.11; Dn 4.35). Satanás tem que pedir permissão para fazer qualquer coisa no universo de Deus contra Seus eleitos (cf. Jó 1.10; Lc 22.31).

Tendo esta visão equilibrada de nosso arquiinimigo devemo-nos “Revestir de toda a armadura de Deus, para poderdes [mos] ficar firmes contra as ciladas do diabo” (Ef 6.11).

Satanás ainda pede para peneirar os servos de Deus. Ele investiu três grandes ciladas contra a Igreja Primitiva. Satanás objetiva deter a Igreja de Cristo Jesus. Ele odeia Cristo e Sua Igreja. Devemos está alertas e revestidos para resisti-lo firmes na fé para que ele fuja de nós (1Pe 5.9).

Satanás tenta calar o testemunho da igreja a respeito da Pessoa e obra de Cristo Jesus. Ele usou três expedientes para calar a Igreja Primitiva. E hoje ele continua a usar de artimanha para impedir o progresso da igreja de Cristo.

Oração Interrogativa: Quais são as três grandes investida de Satanás contra a Igreja do Senhor?

Oração Transitiva: Olhando para os capítulos 4, 5 e 6 do Livro de Atos dos Apóstolos podemos elencar as três armar usadas pelo diabo para deter o navio triunfante da igreja. Ele ainda se utiliza destes fúteis ardis para deter a igreja.

I. Prisões, Ameaças e Perseguições (caps.4 e 8).
Satanás está empenhado em “silenciar os pregadores através da perseguição física”[2].
(1) Presos por pregarem: Dentro do contexto de perseguição os apóstolos, Pedro e João, foram presos, pois os teólogos liberais da época, os saduceus, estavam “ressentidos por ensinarem eles o povo e anunciarem em Jesus a ressurreição dentre os mortos” (At 4.2,3).

(2) Ameaça aos pregadores: O Sinédrio ameaçou Pedro e João para não falarem e nem ensinarem em o Nome de Jesus (vv.17,18).

Diante da prisão e ameaças vemos a reação dos líderes da Igreja Primitiva:
Reação de Pedro e João à ameaça: “Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus; pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (At 4.19,20).
Mesmo sob ameaça das autoridades judaicas os apóstolos, Pedro e João, não desanimam, pois há uma autoridade maior que o próprio Sinédrio, Deus.

Oração Transitiva: Esta primeira investida de Satanás foi vencida pela pregação ousada dos líderes e pela oração unânime da igreja. Agora, podemos falar sobre a segunda estratégia satânica para impedir o avanço triunfante do “navio Igreja de Cristo”.

II. Escândalo Moral (cap.5).
Em sua primeira abordagem Satanás havia atacado a Igreja externamente e foi derrotado. Mas o inimigo nunca desiste; apenas muda de estratégia. Quando isso não deu certo, Satanás decidiu atacar internamente e usar pessoas que faziam parte da comunhão dos cristãos[3].
Umas das grandes lições deste texto é: Satanás usa crentes!


Também não tenho dúvidas de que a grande lição que subjaz nesse texto é:
Deus Não Tolera o Pecado: Umas das grandes heresias do século II proposta por Marcião, às vezes se apresenta como uma doutrina cristã. Segundo ele, o Novo Testamento prega um Deus de amor que é superior, enquanto o Deus do Antigo Testamento é uma divindade inferior que se preocupa com julgamento, ira, justiça e que executa os desobedientes.

Aplicação: Uma coisa é certa, se não somos um instrumento do Espírito Santo para edificação da Igreja de Cristo, seremos um instrumento de Satanás para destruição dela (organização). Lembremos da exortação de Paulo em Efésios 4.27: “Nem deis lugar ao diabo”. Numa outra tradução desta passagem lemos: “e não dêem ao diabo um ponto de apoio”. Não devemos conceder a Satanás nenhum espaço, nenhum ponto que lhe sirva de entrada, nem mesmo para enfiar o pé[4]. Satanás deseja uma brecha apenas para entrar na fortaleza das nossas mentes. Se ele não encontra brecha fará de tudo para promovê-la.

Oração Transitiva: Esta segunda investida de Satanás foi vencida pela coragem ousada e discernimento dos líderes e pela oração unânime da igreja. Uma igreja que ora enfrentará desafios, mas se confiar no Senhor Jesus será vitoriosa.
Agora, podemos falar sobre a terceira estratégia satânica para impedir o avanço triunfante do “navio Igreja de Cristo”.

III. A Distração, Abandono e Negligência (cap.6).
No primeiro ataque que Satanás investiu contra a igreja foi através da perseguição; no segundo ataque ele se utilizou do expediente da mentira; mas agora ele se utiliza da distração, do abandono, da negligência das verdadeiras prioridades dos líderes e igrejas.
Podemos até dizer que Satanás se utilizou das coisas de Deus para distrair os líderes do próprio Deus. Ele se utilizou dos serviços do Reino, que são bons em si mesmos, para impedir os líderes da igreja de se dedicarem a Deus.

Se Satanás conseguisse distrair a liderança destas duas balizes ministerial conquistaria terreno para deter a marcha da igreja de Cristo. Satanás sabe que estes são os dois trilhos sobre os quais a igreja caminha. Satanás sabe que se a igreja abandonar estes dois lemes de seu navio espiritual ela vai a pique.
Mas, graças a Deus que os apóstolos tiveram discernimento para não abandonarem a Palavra de Deus e perseverarem na oração e no ministério da Palavra (At 6.2,4).
Eles venceram novamente a Satanás retomando as prioridades. Eles disseram:

“[...] Não é razoável que nós abandonemos a Palavra de Deus para servir às mesas” (At 6.2).
“E, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da Palavra” (At 6.4).

Eles estavam dizendo: Não seremos distraídos da Palavra de Deus, pelo contrário, seremos líderes dedicados ao serviço da Palavra de Deus. Tanto a oração quanto a Palavra eram eles fiéis partidários. Eles estariam constantemente atentos. Não desfaleceriam, mas se mostrariam corajosos e em prontidão na oração e ao serviço contínuo da Palavra.

Aplicação: Mas, infelizmente, quando olhamos para a igreja atual parece que Satanás tem se dado bem neste expediente da distração.
Quantos líderes têm negligenciado o santo ministério da Palavra de Deus! Quantos têm sucumbido à negligência da falta de oração!
Satanás tem usado as próprias coisas do Reino para distrair os líderes do Rei do Reino.
Semelhante a igreja de Éfeso muitos tem sido ortodoxos, trabalhando muito na obra de Deus, envolvidos nas coisas de Deus, mas para sua infelicidade têm negligenciado a comunhão com Deus e o ministério da Palavra.
A mesma palavra que Cristo direcionou a igreja de Éfeso, depois de falar de sua ortodoxia e perseverança, continua atual:
“Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor” (Ap 2.4).

Éfeso era uma igreja tão envolvida nas coisas de Deus que abandonou o amor por Deus. Faziam as coisas mecanicamente, sem fervor e sem amor por Deus. Talvez, como Ananias e Safira, faziam a obra de Deus não por amor a Ele, mas para receberem reconhecimento da igreja.
Como nossas igrejas estão cheias de crentes fazendo a obra de Deus sem amor por Deus! Como nossas igrejas estão cheias de pessoas que estão tão envolvidas com as coisas do Reino, mas têm negligenciado as prioridades deste Reino: Oração a Deus e a Pregação da Palavra de Deus.

Conclusão: Só venceremos a Satanás, pela graça de Deus, unidos nas prioridades de nossa vida e ministério: oração perseverante e pregação ousada de poder.


Soli Deo Gloria!


[1] Em Comentário do Novo Testamento: Exposição de 2a Coríntios, p.116. Editora Cultura Cristã.
[2] David Eby em Pregação Poderosa Para o Crescimento da Igreja, p. 44. Arte Editorial & Editora Candeia.
[3] Warren W. Wiersbe em Comentário Bíblico Expositivo, Novo Testamento, vol. I, p. 544. Editora Central Gospel & Gráfica Editora.
[4] William Hendriksen em Comentário do Novo Testamento: Exposição de Efésios e Filipenses, p. 259. Editora Cultura Cristã.

Um comentário:

Julio & Greice disse...

Olá meu lider! Quando virá novamente a Salvador.