Discípulos de Cristo Jesus

Vivendo Para a Glória de Deus!

A vida cristã deve ser vivida para a glória de Deus somente. Em tudo o que nos empenhamos e fazemos devemos procurar a glória de Deus. Paulo chegou a dizer que até mesmo as coisas mais curriqueiras da vida como o beber e o comer devem ser feitos para a glória de Deus (1Co 10.31).

Nenhum de nós viveremos na plenitude se não vivermos voltados para a glória de Deus. Pois, a plenitude da vida está em viver para a glória de Deus. A glória de Deus produzirá a verdadeira vida plena de satisfação em Deus.

O pastor e escritor John Piper foi feliz quando afirmou que Deus é mais glorificado em nós quanto mais nos alegramos Nele. A glória de Deus e nossa alegria são faces de uma mesma moeda. Quando procuramos verdadeira satisfação vislumbramos e refletiremos a glória de Deus. Pois, a verdadeira alegria resulta na contemplação apaixonada do único ser no universo que tem toda a glória e beleza. A contemplação da beleza de Deus nos deixa encantados e sobressaltados ante inenarrável resplendor.

O Breve Catecismo de Westminster indaga: Qual o fim principal de todo o homem? Ele mesmo responde: O fim principal de todo homem é glorificar a Deus e se alegrar Nele para sempre.

A nossa alegria e a glória de Deus é o propósito de Deus para nossas vidas e o alvo da vida cristã. Toda a plenitude da vida cristã se resume na contemplação do Ser eterno de Deus na Pessoa maravilhosa de Cristo Jesus pela obra persuadora e renovadora do Espírito Santo.

Soli Deo Gloria!

sábado, maio 27, 2006

Administração Eclesiástica


ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA SOB O PONTO DE VISTA BÍBLICO

As Qualidades de um Líder

1. Intercessor (v.19).
2. Pregador (v.20).
3. Ensinador (v.20).
4. Descobridor de talentos (v.21).
5. Distribuidor de funções (v.21)

Vejamos Ex 18.13-27.

01. V.13,14 = Observação e inspeção pessoal. Interrogatória – investigação perspicaz.
02. V.15,16 = Resolução de conflitos. Correção pelos estatutos (decretos) e leis (vontade revelada de Deus).
03. V.17 = Julgamento de Jetro sobre a administração de Moisés. Administração centralizada. Liderar não é está só (cf. vv.14,18).
04. V.18 = Avaliação do efeito sobre o líder e sobre o povo.
05. V.19 = Instrução técnica. Aconselhamento. Representação. Determinação de procedimentos.
06. V.20 = Ensino. Trabalho de demonstração. Delegação da especificação. Seleção. Estabelecimento. Qualificações. Atribuição de responsabilidades.
07. V.21 = Cadeia de comando:
DEUS
CHEFES DE MIL
CHEFES DE CEM
CHEFES DE CINQÜENTA
CHEFES DE DEZ
MOISÉS


08. V.22 = Extensão do controle. Julgamento. Avaliação. Limites para tomar decisão. Administração por exceção.
09. V.23 = Explicação dos benefícios
10. V.24 = Ouvindo. Pondo em prática.
11. V.25 = Escolha, seleção. Atribuição de responsabilidades. Extensão do controle.
12. v.26,27 = Julgamento. Avaliação. Administração por exceção.


O QUE É ADMINISTRAR?
Administrar não é fazer “mil coisas”. É distribuir as responsabilidades e não “executar todas as tarefas”. É fazer com que todos participem do trabalho.
O bom administrador leva as pessoas a realizar suas tarefas cada vez melhor e a se realizarem no trabalho.
Muitos pretendem tratar pessoalmente dos detalhes mínimos da organização da Igreja, e, diante do total insucesso, passam a expressar sua frustração dizendo: “Esta não é a minha missão, meu trabalho é ganhar almas. Abandonarei tudo e me dedicarei inteiramente às coisas espirituais”.
O Senhor Jesus sempre procurou obter a ajuda de outras pessoas (Jo 2.7; Lc 11.39; Jo 6.12).
A realidade do trabalho do administrador é ajudar as pessoas a crescer, ajudá-las a fazer o trabalho, em vez de executá-lo ele mesmo.

Administrar é, a um só tempo:
01. Prever – Predeterminar um curso de ação.
02. Organizar – Criar, preparar e dispor convenientemente as partes de um organismo.
03. Comandar – É determinar as providências, afim de que toda a organização funcione de acordo com as normas vigentes
04. Coordenar – É manter e supervisionar o funcionamento
05. Controlar – Avaliar e regular o trabalho em andamento e acabado.


TREINAMENTO DE LÍDERES


Há três famosos impedimentos para a divulgação do Evangelho, que obstruem a evangelização daqueles que nunca ouviram as boas novas sobre o que Jesus fez para salvar e abençoar a todas as nações. São eles:
CLERICALISMO
DEFICIÊNCIAS DA DOUTRINA
CONSTRUÇÃO DA CATEDRAL

Cerca de três milhões de israelitas seguiram a Moisés para o deserto. As deficiências do estilo austero de liderança de Moisés, demonstram CLERICALISMO (Ex 18.13-22).

O clericalismo está tentando fazer a obra para a qual Deus chamou você para realizar por você próprio, sem o conselho ou ajuda de outra pessoa. O clericalismo está colocando você próprio, SOBRE os outros, em vez de vê-lo como servo de outros.
Leia Mt 20.27; 23.11. Aqueles que permanecerem na armadilha do Clericalismo falharão no cumprimento do verdadeiro propósito de um líder Igreja.
O clericalismo só pode ser resolvido pelo uso dos princípios do ministério utilizado pelo senhor Jesus e pelo apóstolo Paulo, no Novo Testamento.
A solução para o clericalismo é constituir uma equipe. Aplique o seu tempo e recursos nesta equipe e deixe que ela o ajude com a obra para a qual Deus o chamou.
Você será bem sucedido na formação da equipe, se seguir os princípios dados a Moisés pelo seu sogro Jetro, e por Deus. Sem eles Moisés teria fracassado. Sem eles, você fracassará como um líder de Igreja.
Examinemos, a seguir, os cinco princípios dados a Moisés. Neles, encontraremos a nossa solução para o problema do Clericalismo.

CINCO PRINCÍPIOS DADOS A MOISÉS
01. Treinem Outros Para Ajudar
Em Nm 11.14,15, Moisés estava pedindo a Deus que o matasse, por causa dos problemas resultantes do clericalismo. O clericalismo estava matando Moisés.
E matará qualquer líder que não se precaver!
Para ajudar a Moisés com este problema, Deus falou-lhe (Nm 11) e em Êxodo 18, Jetro (o sogro) também falou a Moisés, dizendo a mesma coisa.
Quando Moisés ouviu a Deus e a Jetro, ele descobriu que a solução do seu problema começava com o treinamento de outras pessoas.


Roteiro de Aula ministrada no seminário.

Nenhum comentário: