Discípulos de Cristo Jesus

Vivendo Para a Glória de Deus!

A vida cristã deve ser vivida para a glória de Deus somente. Em tudo o que nos empenhamos e fazemos devemos procurar a glória de Deus. Paulo chegou a dizer que até mesmo as coisas mais curriqueiras da vida como o beber e o comer devem ser feitos para a glória de Deus (1Co 10.31).

Nenhum de nós viveremos na plenitude se não vivermos voltados para a glória de Deus. Pois, a plenitude da vida está em viver para a glória de Deus. A glória de Deus produzirá a verdadeira vida plena de satisfação em Deus.

O pastor e escritor John Piper foi feliz quando afirmou que Deus é mais glorificado em nós quanto mais nos alegramos Nele. A glória de Deus e nossa alegria são faces de uma mesma moeda. Quando procuramos verdadeira satisfação vislumbramos e refletiremos a glória de Deus. Pois, a verdadeira alegria resulta na contemplação apaixonada do único ser no universo que tem toda a glória e beleza. A contemplação da beleza de Deus nos deixa encantados e sobressaltados ante inenarrável resplendor.

O Breve Catecismo de Westminster indaga: Qual o fim principal de todo o homem? Ele mesmo responde: O fim principal de todo homem é glorificar a Deus e se alegrar Nele para sempre.

A nossa alegria e a glória de Deus é o propósito de Deus para nossas vidas e o alvo da vida cristã. Toda a plenitude da vida cristã se resume na contemplação do Ser eterno de Deus na Pessoa maravilhosa de Cristo Jesus pela obra persuadora e renovadora do Espírito Santo.

Soli Deo Gloria!

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Cinco Elementos Essenciais da Conversão Verdadeira

Leitura Selecionada: Mt.11.25-30.

COMENTÁRIO: O convite do Evangelho não é uma súplica aos pecadores, para que estes permitam que o Salvador entre em suas vidas. É, sim, um apelo e uma ordem a que se arrependam e sigam-No. Exige não somente uma aceitação passiva de CRISTO, mas também uma submissão ativa a Ele. Os que não querem render-se a JESUS não podem recrutá-Lo para tomar parte de uma vida tumultuada. Ele não irá atender aos acenos de um coração que acalenta o pecado, e nem fará aliança com quem vive para satisfazer as paixões da carne. Não atenderá o pedido de um rebelde, que meramente quer que Ele entre e, por Sua presença, santifique uma vida de contínua desobediência.

I. HUMILDADE (v:25).

JESUS ora: Ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Ele não quis dizer que “estas coisas” – as realidades espirituais do Reino – estão escondidas das pessoas inteligentes. Mas, que, aqueles que são orgulhosos em sua inteligência não poderão receber tão grande revelação Salvífica (I Co.1.26-30; Jr.9.23-24).
I Co.2.8-11 = As verdades da Salvação não são conhecidas empírica, objetiva e subjetivamente, mas pela revelação dAquele que penetra às profundezas de DEUS.
Sl.138.6 = Ainda que o SENHOR é excelso, atenta para os humildes; mas ao soberbo conhece-o de longe.
Is.57.15 = Porque assim diz o Alto e Sublime, o que habita na eternidade, e cujo o Nome é Santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos abatidos.


II. REVELAÇÃO (v:25 e 27).

A Salvação é para os humildes que recebem uma revelação de DEUS em JESUS CRISTO.
Se quisermos conhecer a DEUS conheçamos o Calvário. O Calvário revela, dentre outros, o Amor de DEUS.
O que é revelado é um conhecimento pessoal do PAI e do FILHO. Os únicos a recebê-lo são aqueles que foram escolhidos soberanamente.


III. ARREPENDIMENTO (v:28).

Ainda que a palavra arrependimento não seja usada aqui especificamente, é para isso que o SENHOR está chamando. “Vinde a Mim” requer uma reviravolta total, uma completa mudança de direção.
A palavra “cansados”, no grego, é Kopiao. Significa trabalhar ao ponto de suar e exaurir-se. À maneira como foi usada por JESUS, refere-se à futilidade de se tentar agradar a DEUS por meio de esforços humanos, descrevendo uma pessoa cansada de buscar a verdade, alguém que perdeu a esperança de tentar ganhar a salvação.
“Oprimido ou Sobrecarregado” traz à mente a triste imagem de alguém trabalhando duro, carregando um fardo que se torna mais e mais pesado. Os rabinos ensinavam que o caminho para se encontrar o descanso estava em obedecer as minúcias da Lei. Todavia, a Lei criava um jugo pesado demais para carregar (Cf. At.15.10), e o resultado do ensino dos rabinos foi uma nação inteira de gente completamente esgotada e em necessidade, desesperados de serem aliviados da carga esmagadora de uma consciência carregada de pecado e oprimida pela culpa.


IV. FÉ (v:28).

“Vinde a Mim” também equivale a dizer “creiam em Mim”. Em Jo.6.35 Ele disse: “Eu Sou o Pão da Vida; aquele que vem a Mim não terá fome; e quem crê em Mim nunca terá sede”.
A fé é o outro lado do arrependimento. Enquanto o arrependimento fala em abandonar o pecado, a fé fala de ir ao Salvador.
O objeto da fé salvadora não é um credo, nem uma Igreja, nem um pastor, nem um conjunto de rituais ou cerimônias. JESUS é o objeto da fé salvadora.


V. SUBMISSÃO (v:29 e 30).

A conversão verdadeira implica em sermos submissos ao Senhorio de JESUS. O convite de JESUS não termina com “Eu vos aliviarei”. Ele continua, dizendo: “Tomai sobre vós o Meu jugo...”

q Que símbolo encerra o jugo:
1) jugo era um símbolo de submissão.

Em Israel os jugos eram feitos de madeira, talhados cuidadosamente pela mão do carpinteiro para adaptarem-se ao pescoço dos animais que deveriam usá-los. O jugo usado pelo animal para puxar uma carga era utilizado pelo condutor para dirigir o animal.

2) jugo também significava discipulado.

Quando o SENHOR acrescentou a expressão “aprendei de Mim”, a figura foi bem clara para os seus ouvintes judeus. Nos escritos antigos, quando um aluno se submetia a um professor, dizia-se que ele tomava o jugo do professor. Um autor registra este provérbio: “Coloque o seu pescoço sob o jugo e deixe que a sua alma receba instrução”. Os rabinos falavam do jugo da instrução, do jugo da Torah, e do jugo da Lei.

3) jugo também envolve obediência.

É impossível crer nEle como Salvador se não nos submetermos a Ele como SENHOR.
JESUS não convida as pessoas a virem, se não querem tomar o Seu jugo e submeter-se a Ele.
A Salvação verdadeira ocorre quando um pecador em desespero dá as costas ao seu pecado e vai a JESUS disposto a que Ele assuma o controle.


SOLA GRATIA !